Documento em papel ou em PDF?

O template NOVAthesis tem uma opção (media=…) que permite especificar se o PDF a ser gerado tem como destino a visualização em ecrã ou a impressão.  Qual a necessidade desta opção e como deve ser usada?

  • Se o PDF é para visualização no ecrã, especificar media=screen.
    • Com esta opção as margens esquerda e direita na folha são iguais e as hiperligações/links (referências cruzadas, citações, etc) aparecem a azul.  O objetivo das margens iguais é a mancha visual de texto não “dançar” quando se faz scroll up ou down.  As hiperligações coloridas facilitam a sua identificação/localização.
  • Se o PDF é para impressão, especificar media=paper.
    • Com esta opção as margens esquerda e direita na folha ficam diferentes e as hiperligações/links (referências cruzadas, citações, etc) aparecem a preto (tal como o texto principal).  O objetivo das margens diferentes é melhorar o aspeto do documento impresso.  As hiperligações a preto evita que páginas com hiperligações sejam impressas/cobradas como páginas a cores.
Sugestão: Na entrega da sua dissertação em PDF submeta duas versões, uma com o nome “…-screen.pdf” e outra com o nome “…-printing.pdf”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como forçar uma nova linha dentro de uma tabela?

Sobre o posicionamento de figuras e tabelas no documento

Gráfico ou Tabela?