Espaços inquebráveis (non-breaking spaces)

Há algumas regras importants quanto à utilização de números em texto.  Por exemplo, uma regra que é conhecida de todos é que um parágrafo que comece com um número ou uma data, o valor deve ser escrito por extenso e não apresentado na forma numérica.

Outra regra importante mas menos conhecida é que uma linha no meio de um parágrafo também nunca deve começar por um número.  Por exemplo, considere o seguinte parágrafo:

Propomos que neste documento sejam compilados os mais significativos documentos políticos, militares e diplomas legais publicados durante os anos de 1974 e 1975, incluindo se necessário os últimos meses de 1973 e/ou os primeiros de 1976.

Ao ser processado em LaTeX para papel a5 e com fonte large resulta no seguinte:


A 4ª linha deste parágrafo inicia com um número (1975).  Este tipo de situações podem e devem ser evitadas colocando um espaço-inquebrável (non breaking space) entre o número e a palavra que o precede.  Isso é conseguido colocando um til (~) em vez de um espaço.  No caso do parágrafo anterior passaria a ser:

Propomos que neste documento sejam compilados os mais significativos documentos políticos, militares e diplomas legais publicados durante os anos de~1974 e~1975, incluindo se necessário os últimos meses de~1973 e/ou os primeiros de~1976.

O que resultaria em:



O mesmo princípio é válido para referências bibliográficas quando em formato numérico.  Por exemplo o parágrafo:

deveria aparecer como:

pelo que o respetivo \cite{…} deverá ser precedido de um til.  Ou seja:

Tal como Felismina e Humberto argumentam em~\cite{myref}, o Sol quando nasce é para todos.


O mesmo princípio é ainda válido para referências para Figuras, Tabelas, Capítulos e Secções.  Deve-se sempre preceder os "\ref{…}" de um til, tal como exemplificado em baixo.

Blah na Figura~\ref{fig:myfig} e na Tabela~\ref{tab:mytable}, bem como na Secção~\ref{sec:mysec} do Capítulo~\ref{ch:mychapter}.

Mas atenção que o abuso de espaços inquebráveis pode dificultar muito a vida ao LaTeX no processo de hifenização do parágrafo.  Por isso, use esta funcionalidade com parcimónia.

NOTA: No Word também é possível colocar espaços inquebráveis.  Em vez de "<espaço>", no Windows fazer "<CTRL><espaço>" e no Mac fazer "<ALT><espaço>".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como forçar uma nova linha dentro de uma tabela?

Sobre o posicionamento de figuras e tabelas no documento

Gráfico ou Tabela?