As opções disponíveis no template NOVAthesis (parte 1)

Com frequência nos fóruns de apoio ao template NOVAthesis (Facebook e Google Groups) aparecem questões do tipo “Como é que eu faço X?” cuja resposta é simplesmente “Altera a opção Y de A para B!”.  Por isso, importa conhecer e compreender as opções disponíveis no template.  Vou apresentar algumas delas por grupos temáticos:

Sobre o documento:

docdegree=X [phd, phdprop, phdplan, msc, mscplan, bsc]
Os valores possíveis indicam o tipo de documento (por ordem): tese de doutoramento, proposta de tese de doutoramento, plano de tese de doutoramento, dissertação de mestrado, plano/preparação de dissertação de mestrado, relatório de final de licenciatura.

school=X [nova/fct, nova/fcsh, nova/ims, ul/ist, ul/fc]
Os valores possíveis indicam a Escola onde a tese/dissertação irá ser submetida.  A alteração desta opção reconfigura a capa, margens, etc, para adequar o documento às regras da Escola.  As escolas suportadas são, por ordem, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Information Management School da Universidade Nova de Lisboa, Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

lang=X [en, fr, it, pt]
Define a língua em que o texto principal do documento está escrito.  Os valores possíveis são, por ordem, Inglês, Francês, Italiano, Português.

coverlang=X [en, fr, it, pt]
Define a língua a utilizar na capa do documento.  As línguas admitidas são as mesmas da opção anterior.

copyrightlang=X [en, fr, it, pt]
Define a língua em que a mensagem de copyright deverá aparecer.  As línguas admitidas são as mesmas da opção anterior.

Sobre o aspeto:

printcommittee=X [true, false]
Whether to print or omit the committee from the cover page (for some schools the committee is never printed in the cover page and this option has no effect).  Keep it as false and set it to true only when you know who is/was in your jury.

fontstyle=X [baskervaldx, bookman, charter, ebgaramond, fbb, fourier, garamond, heuristica, kpfonts, libertine, mathpazo1, mathpazo2, newcent, newpx, newtx]
Define a fonte a utilizar no texto principal do documento, bem como as fontes a utilizar nos títulos de secções, subsecções, etc.

chapstyle= [bianchi, bluebox, brotherton, dash, default, elegant, ell, ger, hansen, ist, jenor, lyhne, madsen, pedersen, veelo, vz14, vz34, vz43]
Define o aspeto visual do início de capítulo.

linkscolor=X [darkblue, black]
Define a cor em que os hyperlinks devem aparecer no texto.  O azul é  conveniente no PDF, o preto é conveniente na versão para imprimir (para eduzir o número de páginas impressas a cores).

Versão eletrónica ou papel?

media=X [screen, paper]
Define que tipo de PDF deve ser gerado: PDF para visualizar no ecrã ou PDF para imprimir.
A versão ecrã tem margens sempre iguais e links coloridos.
A versão paper tem margens esquerda/direita diferenciadas (e alternadas nas páginas par e impar) e links a preto.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como forçar uma nova linha dentro de uma tabela?

Sobre o posicionamento de figuras e tabelas no documento

Gráfico ou Tabela?