Vamos tornar o mundo mais belo com MikTeX?

Há pouco tempo publiquei um artigo sobre imagens bitmap vs. imagens vetoriais e da importância de utilizar imagens vetoriais sempre que possível.

Passa-se algo semelhante com as fontes/caracteres utilizados no texto.  Hoje em dia a generalidade dos processadores de texto e das distribuições de LaTeX utilizam fontes TrueType e OpenType, que são escaláveis e geram caracteres sempre bem desenhados, qualquer que seja o nível de zoom que se aplique ao PDF.

No entanto, o MikTeX insiste em, por omissão, utilizar fontes bitmapped, que não são escaláveis. No ecrã do computador não faz grande diferença, mas resulta em textos pouco nítidos quando impressos em impressoras de elevada qualidade.

Qual é a solução?

A mais simples que conheço é instalar um pacote chamado cm-super.  Se este pacote não estiver instalado no su MikTeX instale-o.  Se não sabe como instalar pacotes no seu MikTeX, então leia o atigo que publiquei Sobre a importância de manter a instalação de LaTeX atualizada que, apesar de não abordar a questão de como instalar pacotes diretamente, lhe dará as bases para o fazer.

Depois, no preâmbulo do seu documento, i.e., entre o
\documentcalss{…} e o  \begin{document}
coloque
\usepackage[T1]{fontenc}

No caso do template NOVathesis esstes comandos já lá estão. Só precisa mesmo de instalar o pacote cm-super.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como forçar uma nova linha dentro de uma tabela?

Sobre o posicionamento de figuras e tabelas no documento

Gráfico ou Tabela?