A importância de colaborar!

Não!  Este post não é sobre como realizar trabalho colaborativo em LaTeX, nem como colaborar com o(a) orientador(a).  Este post é sobre como é possível aos utilizadores do template NOVAthesis contribuirem também e devolverem à comunidade um pocuo do que receberam ao utilizar este template.

A minha colaboração é bem vinda ou apenas tolerada?

Neste momento o template já tem mais de 10 anos de idade e muitas (mesmo muitas) centenas de horas de trabalho.  Tal não seria possível se não contasse já com a colaboração de várias pessoas, a maior parte também utilizadores do template.

E como é que eu posso colaborar?

Vou apresentar sugestões por ordem crescente (penso eu) de dificuldade e envolvimento.  Cada um que decida qual o ponto onde se sente confortável para participar.  O importante é não ser tímido(a) e participar!

  • Dê feedback da sua utilização do template. Conte-nos um pouco da sua história de sucesso (espero!) no Facebook group ou no Google group e partilhe umas fotografias do seu documento.
  • Apresentado bug reports. Alguns bugs são mais importantes que outros, pelo que tentarei avaliar a gravidade de cada um e tratá-los tão rapidamente quanto possível.
  • Apresentando sugestões de novas funcionalidades que poderão itambém nteressar a outros utilizadores.
  • Dando apoio aos outros utilizadores no Facebook Group e/ou no Google Group.
  • Colaborando na Wiki do template, editando páginas onde se sinta confortável.  A Wiki é colaborativa e mantém a história completa do que foi escreito e/ou apagado ao longo do tempo. Assim, não há que ter medo de "fazer asneira" pois se algo correr mal é sempre possível voltar atrás e repor como estava antes.  Por exemplo, gostava muito de ter na wiki uma lista de pacotes importantes para cada uma das áreas científicas/cursos. Por exemplo, sei que o pacote "siunitx" é importante para os Físicos e Químicos, mas será que eles sabem? E será que há mais que sejam importantes para eles? E para as pessoas de Ambiente, há pacotes LaTeX particularmente relevantes? E para Economia? E para Direito? E para Linguística? E para Medicina? E para … ?
  • Colaborar escrevendo artigos para este blog.  Como já viram a natureza dos artigos que aqui são publicados é muito variada e á espaço para muitas contribuições de terceiros. Assim haja vontade desses terceiros…  ;)
  • Colaborar na revisão do texto de exmplo.  Atualmente o texto de exemplo tem três capítulos, o primeiro é uma introdução, o segundo um suposto manual de como utilizar o template, e o terceiro um exemplo de como introduzir alguns elementos relevantes em LaTeX, nomeadamente figuras, tabelas, figuras com subfiguras, etc.  Este texto precisa desesperadamente de ser revisto e atualizado e uma ajuda aqui seria providencial.  :)
  • Colaborar na realização de tarefas de complexidade baixa e/ou média.  Por exemplo, o suporte para a FCSH-NOVA foi totalmente realizado pelo Bruno Candeias; a ideia e parte do código para desenhar a capa e verso dos CDs foi realizado pelo Tomás Monteiro; o Pedro Viera contribuiu com correções de alguns erros ortográficos que estavam dispersos no texto; e o Flávio Martins contribuiu com vários estilos de início de capítulo e de conjuntos de fontes; a Patrícia Borges de Sousa depois de acabar a tese de doutoramento dela enviou-me um conjunto de sugestões e algumas ainda estão na minha lista de tarefas/melhorias a realizar. Não há uma regra nem limites às formas de colaborar/contribuir, basta que encontre a sua.
  • Colaborar na realização de tarefas de complexidade elevada, como a coreção de bugs ou introdução de novas features.
  • Last but not least…   Faça um donativo através do PayPal!  Não trabalho no template para ser pago pelo utilizadores, mas as contribuições são bem vindas.  Já agora aproveito para fazer um agradecimento público pelos donativos que já recebi até à data!

Fiquei mesmo cheio de vontade de colaborar/contribuir… como é que eu faço? 

Ótimo!  O importante é mesmo ter vontade de contribuir (e ao mesmo tempo de aprender mais sobre LaTeX).  :)
Se não sabe como contribuir então entre em contato comigo (e.g., por email) que eu de boa vontade ajudo a tornar a sua contribuição uma realidade.

Obrigado a todos!
João Lourenço

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gráfico ou Tabela?

Capa e Verso para caixa de CD

Colunas com dimensão automática